Via de regra, a consulta otorrinolaringológica é parecida com a consulta clínica. Inicialmente são ouvidos e discutidos o(s) problema(s) que trouxeram o paciente até o atendimento. Os aspectos principais são levantados. O paciente discutirá também os principais pontos de sua história de saúde pregressa e condições de saúde gerais atuais.
Depois desta entrevista inicial, será feito o exame físico do Otorrino. Serão avaliados de rotina as orelhas (ouvidos), nariz, boca, faringe e pescoço. O exame por vídeo faz parte da rotina do Otorrinolaringologista. É bastante provável que na consulta a Dra. Eveline lance mão de câmeras para observar mais de perto e com mais detalhes os ouvidos, o nariz e a garganta. Isso possibilita também que o paciente muitas vezes seja capaz de observar as alterações em seu próprio corpo.
Buscando uma visão completa da saúde do paciente, outros órgãos e sistemas podem ser avaliados. Como por exemplo, testes Otoneurológicos de equilíbrio sentado, de pé e na maca; testes auditivos com diapasão, testes neurológicos, cardiovasculares e pulmonares, aferição de peso e medidas cervicais podem ser necessários a cada caso.
Se houver situações de urgência como sangramentos, corpos estranhos, abcessos, infecções agudas, na própria consulta será realizado o procedimento de urgência para resolução do problema.
Nas queixas estéticas, como nas avaliações pré-operatórias de candidatos a cirurgia plástica, a Dra. Eveline solicitará que o paciente compareça a uma segunda consulta com cirurgião da equipe de estética. Nesta consulta serão tiradas fotografias e discutido em conjunto o planejamento cirúrgico entre Dra. Eveline, o paciente e o cirurgião plástico.
Como toda avaliação médica, outros exames complementares podem ser solicitados caso a caso. Videoendoscopia da deglutição (VED), Videolaringoestroboscopia, Audiometria, Imitanciometria, Exames vestibulares, Potenciais evocados, Emissões Otoacústicas, exames de laboratório, testes alérgicos, exames de imagem e outros, podem ser necessários.