Para auxiliar em um diagnóstico mais assertivo, por vezes será necessário realizar alguns exames complementares, em sua maioria são bem simples e indolores.
A seguir, vou te explicar os principais exames que podem ser solicitados na consulta.
ENDOSCOPIA NASAL RÍGIDA
Utilizada para examinar toda a cavidade nasal e as comunicações com os seios da face “por dentro do nariz”.
Pode ser realizada em adultos e crianças a partir dos 10 anos com a ótica infantil de 2,7 milímetros, a qual dispomos no consultório.
O procedimento é realizado com o paciente sentado, com postura ereta, sem necessidade de anestesia geral. É um exame rápido (em torno de 30-40 segundos cada fossa nasal), existe um grau de desconforto que é amenizado com uso de cotonóide de algodão embebido em solução anestésica e/ou vasoconstritores que é posicionado nas narinas por aproximadamente 1 minuto.
VIDEOLARINGOSCOPIA RÍGIDA
Utilizada para examinar “por dentro da garganta”, permite avaliar a base da língua, a laringe (onde estão as “cordas vocais”) e seus arredores (toda região da supraglote, glote e parte da subglote). Permite detectar alterações nas pregas vocais que causam rouquidão como pólipos, papilomas, cistos, nódulos, fendas, edema de Reinke e lesões tumorais.
Algumas vezes é necessário complementar este exame com a estroboscopia. É um exame solicitado por muitos cirurgiões antes da realização de cirurgias de tireóide (tireoidectomia) para que a mobilidade das pregas vocais seja avaliada, uma vez que durante a cirurgia da tireóide os nervos laríngeos têm risco de ser comprometidos.
O exame é realizado com o paciente sentado, acordado, solicitando que pronuncie as vogais “i” e “e” durante a avaliação. Pode ser necessário uso de spray anestésico para inibir o reflexo de náusea em algumas pessoas. Não é necessário jejum! recomenda-se apenas não ingerir grandes quantidades de alimentos 1 a 2 horas antes.
VÍDEO-OTOSCOPIA
É a gravação em vídeo da região dentro do ouvido, membrana timpânica e conduto auditivo externo.
Permite o acompanhamento da evolução do paciente, o envio das imagens para o pediatra ou clínico geral e assim propicia o acompanhamento em conjunto. Ajuda ao paciente no melhor entendimento do seu quadro clínico, porque ele poderá também ver o que o médico enxerga com o otoscópio.
PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS
- Exame Otoneurológico
- Lavagem de ouvidos
- Remoção de corpos estranhos
- Aspiração dos ouvidos
- Pequenas biópsias
- Cauterização nasal para controle de sangramentos
- Cauterização de membrana timpânica
- Aplicação de medicamentos através da membrana do tímpano